quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TUTOR E PROFESSOR

•Professor Formador: É aquele que está ligado diretamente ao aluno, ao tutor e responde pela parte pedagógica. Na verdade ele é o coordenador Pedagógico.
•Professor Educacional: É aquele que está responsável pela elaboração de novas tecnologias, disponibilizando no ambiente virtual. Entretanto, assegura a integração das equipes pedagógicas e   técnicas.
•Professor tutor: É o medidor da aprendizagem; é    aquele que estabelece o diálogo com aluno, utilizando diferentes recursos e interações através de: cahts, fórum de debates, portfólio, etc.

•Professor Pesquisador: A pesquisa se atualiza em sua disciplina específica, em teorias metodológicas de ensino/aprendizagem, reflete sobre sua prática pedagógica, orienta e participa da pesquisa dos discentes.

•Professor Responsável pelo material didático: Têm como papel fundamental diversificar o material didático trazendo como recurso diferente animações, histórias em quadrinhos, charges e outros. Seu principal objetivo na EAD é ampliar a comunicação, mediar a interação do aluno com o processo ensino aprendizagem.

•Vale salientar que os professores na EAD estão assumindo múltiplos papéis em constante sintonia, assim, enriquecendo as tecnologias interativas, proporcionando vários recursos que visam o processo de comunicação e aprendizagem nas páginas da internet.



TUTOR OU PROFESSOR DA EAD?


EAD?

Tele-educação, Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) [nota 1] é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como também permite que o aluno estude autonomamente e em horários distintos. Diz respeito também à separação cronológica ou espacial entre professor e aprendiz.

A interligação (conexão) didática entre professor e aluno ocorre por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet e em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados outros recursos de comunicação, tais como carta, rádio, televisão, vídeo, CD-ROM, telefone, fax, celular, iPod, notebook etc.

O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender .


A EaD (o termo educação é preferido por ser mais abrangente) enfatiza o papel do aluno, que gerencia seu próprio aprendizado, deste modo desenvolvendo sua autonomia.


História EaD, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

A EaD também é considerada um recurso que contempla as necessidades de desenvolvimento da autonomia do aluno. O desenvolvimento da autonomia é considerado, por teóricos tais como Jean Piaget e Constance Kamii, peça chave do processo de aprendizagem, no qual o aluno é o foco e o professor possui papel secundário, pois apenas orienta o aluno que por sua vez escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades pessoais.

História ModernaNo final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando, de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886 "Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais."

O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários. A França criou em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo.

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