Continuando os seminários, os temas expostos foram:
- Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem baseados na análise de casos e na resolução de problemas.
- As Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
- Interação x Interatividade
Aprendemos sobre as siglas CBL (metodologia da análise de caso) e PBL (metodologia da resolução de problemas). Requisitos:
- ilustrar uma temática ou algum aspecto significativo e relevante da formação.
- proporcionar informação que seja útil para apoiar a análise.
- estimula o interesse do estudante para a aprendizagem.
- os alunos assumem o papel de elaboradores de soluções.
Sobre comunidade, sabemos que a internet encurtou distâncias, formando grupos de pessoas, onde a comunicação pode ser por afinidades e objetivos comuns, desenvolvendo atividades cooperativas e colaborativas, contribuindo para a evolução da educação.
Mas quem faz a comunidade? Grupos de pessoas com interesse comum, que compartilham seus conhecimentos e informações. Com isso, o que é a comunidade de prática? É quando o interesse comum envolve aprendizagem, avaliação e resolução de problemas.
Sobre a interação online, foi exposto a diferença entre interação (é a relação entre pessoas, mesmo quando mediada por mídias) e interatividade (é a relação homem e máquina).
O ambiente interativo da aprendizagem deve possuir as ferramentas necessárias para que o aprendiz possa aprender e interagir.
Objetivos da colaboração:
- desenvolvimento individual do aluno.
- maturidade dos participantes.
- interação e responsabilidade social entre os participantes.
- auto-realização por meio da interação em espaço relativamente livre.
- resolução de problemas cotidianos.
Próxima aula: avaliação! E na próxima: somos nós, é a nossa vez!