terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aula:28/08/2011 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

   Os conteúdos em ambientes virtuais aproximam professores de alunos dentro do processo educativo.
   Os meios de conteúdos educacionais antigos eram verbais e escritos (onde os professores falam e os alunos escutam), já os novos são visuais e auditivos (com vídeos e músicas que trazem reflexão para que os alunos exponham suas idéias e opiniões.
   Nos AVA, os conteúdos podem estar organizados de forma: linear (textos e figuras), hierárquico (vídeos e sons) e em hipertexto (textos interligados a outras informações). E os estilos de aprendizagem, segundo nos foi passado em vídeo pelo trio, Erika, Vanessa e Gabriela, podem ser: visual, auditivo, tátil e cinestésico. Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinado ao suporte de atividades mediadas pelas TIC. 
   Também aprendemos sobre aprendizagem autodirigida, onde se estabelece um objetivo; o aluno é responsável por sua aprendizagem: planejando, regulando, desenvolvendo. E conhecemos tipos e exemplos de materiais autossuficientes:
   - Reprodutivo-informativo: tutoriais
   - Reprodutivo-participativo: exercícios de cálculo online
   - Produtivo-informativo: curso linear de gramática em CD
   - Produtivo-participativo: curso online que permite a escrita.
   Por fim, nosso Professor, Fernando Pimentel, opinou que hoje os alunos devem ser produtores do conhecimento. Porém, durante a aula foram levantados muitos questionamentos, como sempre, e assim, passamos a você para que também opine, entre eles: "Educação é tudo aquilo que gera experiência?".