sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Loucos pela net - charge




   Como diz nosso professor Fernando Pimentel: "Coisificando as pessoas e personificando as coisas!"

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Evolução tecnológica!

http://www.seduc.net/photo/photo/show?id=5535718%3APhoto%3A13865


  
    
   Pare, pense, reflita, analise, e por fim coloque um comentário AQUI!.



Invenções que mudaram o mundo e sobreviveram ao tempo
LUZ ELÉTRICA (1879) 
O desenvolvimento da lâmpada incandescente
pelo americano Thomas Edison é o marco da
captura da energia elétrica. Ela alavancaria o
desenvolvimento da indústria e revolucionaria o
modo de vida das pessoas.
Hoje: cerca de 90% das casas, no Brasil, possuem
luz elétrica. Nos países desenvolvidos, esse
número é de quase 100%
FOTOGRAFIA (1839)
O pintor e físico francês Louis Daguerre descobre que a imagem
pode ser capturada e reproduzida por meio de uma câmera escura.
Em sua homenagem, durante os primeiros anos, a máquina
fotográfica era conhecida como daguerreótipo.
Hoje: a imagem digital, que dispensa filme e revelação, transformou a
fotografia em um hobby de milhões de pessoas em todo o mundo
CARRO (1886) 
O engenheiro alemão Gottlieb Daimler desenvolve o primeiro
veículo de quatro rodas movido por motor a gasolina.
O veículo é considerado o primeiro automóvel da História.
Hoje: o carro é o principal meio de transporte da atualidade
TELEFONE (1876) 
Embora vários inventores estivessem trabalhando
no projeto do telefone, foi o escocês Alexandre
Graham Bell quem realizou a primeira ligação
entre dois aparelhos. "Doutor Watson, preciso do
senhor aqui imediatamente", foi a primeira frase
pronunciada ao telefone para um de seus assistentes.
Hoje: cada vez mais o celular facilita a vida do
usuário em todos os sentidos
COMPUTADOR (1945) 
Embora a invenção do computador pessoal date do fim dos anos 70, ele está
prestes a completar 60 anos. O primeiro, o Enniac, pesava 30 toneladas, usava
cartões perfurados e tinha, entre outras funções, de fazer cálculos de balística
para o Exército americano. O desenvolvimento de microprocessadores permitiu
a criação de computadores pessoais de mesa e portáteis, os laptops.
Hoje: o computador se tornou uma ferramenta indispensável na vida
cotidiana, seja profissionalmente, seja como instrumento de pesquisa,
comunicação pessoal e entretenimento
RÁDIO (1896) 
Criado pelo italiano Guglielmo Marconi, o rádio teria
sua primeira transmissão realizada na virada do
século XIX para o XX, em 1901. Ele enviou ondas
de rádio de um balão, na Inglaterra, que foram
captadas na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Hoje: o rádio trocou o entretenimento dos primeiros tempos pela prestação de serviços. Nisso, é imbatível
SATÉLITE (1957) 
O Sputnik, russo, foi o primeiro satélite lançado no espaço.
Criado para pesquisa espacial, seu uso foi ampliado para estudos
meteorológicos a partir dos anos 60. O Telstar, primeiro satélite de
comunicações, foi lançado, em 1962, pelos Estados Unidos.
Hoje: a idéia de Aldeia Global, para ser real, depende 100% dos satélites
TELEVISÃO (1924) 
A primeira transmissão, para a comunidade científica,
ocorreu em Londres e foi captada em um aparelho de
30 linhas de definição. Era possível ver apenas o
contorno de imagens de pessoas. Na França,
a primeira transmissão foi feita em 1935, da Torre Eiffel.
Nos Estados Unidos, em 1939. No Brasil, em 1953.
Hoje: a TV é o principal meio de entretenimento
das pessoas. No futuro próximo, cada
telespectador montará a própria programação
INTERNET (1969) 
Criada para fins militares, a comunicação em rede por computador passou a ser
usada para pesquisa em universidades nos anos 80 e ganhou uso comercial na
metade dos anos 90. No Brasil, o serviço foi implantado em 1995. Em 2000,
o país adotou o sistema de banda larga.
Hoje: há dez anos, a rede não existia. Não dá nem para
imaginar como seria a vida sem ela
Fotos: reprodução
http://epoca.globo.com/especiais/2004/tecnologia/abre.htm



   A evolução tecnológica facilitou a vida das pessoas como nem a ficção científica foi capaz de imaginar. E vai fazer ainda mais. (Milton Bellintani)

Reflexão sobre o texto Os Filhos da Era Digital

   A mudança na metodologia de ensino é primordial em uma sociedade onde tudo é muito rápido e precoce demais. Segundo pesquisas, os alunos de hoje têm desenvoltura e raciocínio rápidos, e isso é bom para transmissão de conhecimento, mas é necessário lembrar que a transmissão de conhecimento não se restringe apenas a matéria, e sim o professor como exemplo em sala de aula, pois os alunos possuem carências diferentes uns dos outros e essas não são supridas exclusivamente pela tecnologia. 
   As TIC para os 'nativos digitais', que nasceram em meio a esses aparatos, são atrativas por si mesmas e no âmbito pedagógico já sai com pontos a seu favor, resta saber se os professores que 'são imigrantes digitais' estão tão atraídos quanto, para passar conhecimento de forma satisfatória para alunos e escola.
   Essa geração cresce imersa na tecnologia. As TIC facilitam a vida, mas será que é tão proveitosa quando substitui as relações humanas? 





terça-feira, 23 de agosto de 2011

Inclusão Digital - Um desafio à vista!


Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação; é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. 
A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet, ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
 A idéia é que as Tecnologias da Informação vieram para ficar e, no futuro, quem não estiver "incluído digitalmente" viverá sob uma limitação social importante, perdendo inclusive direitos garantidos à cidadania.
Para os "nativos" a compreensão de mundo digital está bem longe daqueles que estão praticamente sendo obrigados a se inserirem neste contexto, pois esse desafio tem tesouros a serem descobertos, porém o processo também deveria ser prazeroso em sua totalidade. Em alguns casos está envolvido de medos e receios. Já que veio para facilitar a vida, porque então perder os direitos?

Aula: 22/08/2011 - Início dos Seminários

   A temática de hoje provocou muitos debates, entre as questões levantadas sobre a incorporação das TIC na educação e o aluno em ambientes virtuais, estão "Se a educação é mercadoria, qual o valor que damos a ela?" e "A estrutura tecnológica (computadores, internet...) são hoje, o significado de melhor aprendizagem?"
   Nossa colega Lívia falou sobre sua experiência, que é compartilhada pela June, dizem que a liberdade de 'matar' a curiosidade no laboratório de informática durante a educação infantil é melhor que a aula cheia de regras e limites. Já o Professor Fernando expôs a necessidade dos professores colocarem objetivos em suas aulas, pois estudantes precisam de um foco/objetivo para estudar. Ao final, foi exposto um vídeo: "De que serve a tecnologia se os métodos se mantém?", onde o aparato tecnológico chegou à escola no entanto a professora permaneceu com sua metodologia de ensino. E assim fica mais essa pergunta para reflexão.
   TIC não é só um instrumento, mas uma nova cultura de aprendizagem.
   Bem, agora estamos na expectativa dos próximos temas... Até lá!
 
   Priscilla Marília

   O seminário sobre TIC foi muito proveitoso, umas das equipes falou sobre a psicologia da educação virtual. E foram muitas questões ali discutidas. Foi exposto que apesar de ser muito significativo a TIC não pode ser vista como essencial na vida de cada pessoa ou da sociedade, outro ponto chave é que foi  dito também que é importantíssimo que o professor esteja mais do que nunca bem preparado para induzir as crianças a usar esse aparato tecnológico em prol da aprendizagem . Portanto, cabe ao professor usar de seus conhecimentos e de seu preparo para chegar em seu  objetivo concreto...
   Por isso é importante pensar nos novos métodos pedagógicos para incluir as tecnologias nas escolas e por sua vez as TIC também deve buscar novos métodos pedagógicos. É uma interação entre sociedade,escola, aluno e professor...

   Marcelina


domingo, 21 de agosto de 2011

Aula: 15/08/2011 - Mídias e tecnologia.

     O professor Fernando instigou a turma com a pergunta: o que é aprender? Bem, parece que vamos levar esse questionamento para além da Universidade; durante toda nossa graduação e depois em sala de aula, dia após dia vamos aprender "o que é aprender".
    O que vimos em sala é que para que a aprendizagem aconteça ela precisa ser significativa, pessoal, ter objetivos realísticos, ser acompanhada da feedback e construir um bom relacionamento interpessoal.
    A visão atual da aprendizagem é o saber em CONSTRUÇÃO, o conhecimento sendo COMPARTILHADO, onde o aluno é PARTICIPANTE e o professor o MEDIADOR.
    Também houve uma exposição sobre mídias (meios que levam a informação para gerar conhecimento) e tecnologia (ampliação da capacidade humana).
    Agora estamos na expectativa para os seminários!!!


Estratégias Didáticas Utilizando Internet.

     O texto de Luís Paulo Mercado faz referência a importância da internet como meio pedagógico, mas não só isso, como também a necessidade da didática e organização na exploração pedagógica.
     Sendo assim expõe as atividades de aprendizagem com o princípio de socialização, solução de problemas e compartilhamento de dados, onde os alunos analisam dentro de um contexto e em sua totalidade.
     Essas estratégias são desde aulas-pesquisa, pesquisa livre, bibliotecas virtuais, revistas eletrônicas até atividades com jogos online, que permite busca, seleção e análise de informação. Tendo o cuidado de ler a informação de forma resumida ou adaptá-la segundo as suas necessidades, evitando atitudes como copiar/colar sem ler antes e não tomar como referência um único autor ou site sem compará-lo de forma crítica com outros.
    Enfim, a utilização da internet na educação é um desafio à formação dos professores por exigir novas formas de manuseio, pois revoluciona os meios de aprendizagem.


1ª Aula: TIC

      Pessoas, quantas novas... e os debates em sala faz o cérebro ferver! Já na primeira aula o Professor Fernando fez a turma interagir com a criação de um blog.
      Universidade, tudo novo de novo! Estamos abertos para o CONHECIMENTO.