sexta-feira, 26 de agosto de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Evolução tecnológica!
http://www.seduc.net/photo/photo/show?id=5535718%3APhoto%3A13865
Pare, pense, reflita, analise, e por fim coloque um comentário AQUI!.
Invenções que mudaram o mundo e sobreviveram ao tempo | |
LUZ ELÉTRICA (1879) O desenvolvimento da lâmpada incandescente pelo americano Thomas Edison é o marco da captura da energia elétrica. Ela alavancaria o desenvolvimento da indústria e revolucionaria o modo de vida das pessoas. Hoje: cerca de 90% das casas, no Brasil, possuem luz elétrica. Nos países desenvolvidos, esse número é de quase 100% | |
FOTOGRAFIA (1839) O pintor e físico francês Louis Daguerre descobre que a imagem pode ser capturada e reproduzida por meio de uma câmera escura. Em sua homenagem, durante os primeiros anos, a máquina fotográfica era conhecida como daguerreótipo. Hoje: a imagem digital, que dispensa filme e revelação, transformou a fotografia em um hobby de milhões de pessoas em todo o mundo | |
CARRO (1886) O engenheiro alemão Gottlieb Daimler desenvolve o primeiro veículo de quatro rodas movido por motor a gasolina. O veículo é considerado o primeiro automóvel da História. Hoje: o carro é o principal meio de transporte da atualidade | |
TELEFONE (1876) Embora vários inventores estivessem trabalhando no projeto do telefone, foi o escocês Alexandre Graham Bell quem realizou a primeira ligação entre dois aparelhos. "Doutor Watson, preciso do senhor aqui imediatamente", foi a primeira frase pronunciada ao telefone para um de seus assistentes. Hoje: cada vez mais o celular facilita a vida do usuário em todos os sentidos | |
COMPUTADOR (1945) Embora a invenção do computador pessoal date do fim dos anos 70, ele está prestes a completar 60 anos. O primeiro, o Enniac, pesava 30 toneladas, usava cartões perfurados e tinha, entre outras funções, de fazer cálculos de balística para o Exército americano. O desenvolvimento de microprocessadores permitiu a criação de computadores pessoais de mesa e portáteis, os laptops. Hoje: o computador se tornou uma ferramenta indispensável na vida cotidiana, seja profissionalmente, seja como instrumento de pesquisa, comunicação pessoal e entretenimento | |
RÁDIO (1896) Criado pelo italiano Guglielmo Marconi, o rádio teria sua primeira transmissão realizada na virada do século XIX para o XX, em 1901. Ele enviou ondas de rádio de um balão, na Inglaterra, que foram captadas na Costa Oeste dos Estados Unidos. Hoje: o rádio trocou o entretenimento dos primeiros tempos pela prestação de serviços. Nisso, é imbatível | |
SATÉLITE (1957) O Sputnik, russo, foi o primeiro satélite lançado no espaço. Criado para pesquisa espacial, seu uso foi ampliado para estudos meteorológicos a partir dos anos 60. O Telstar, primeiro satélite de comunicações, foi lançado, em 1962, pelos Estados Unidos. Hoje: a idéia de Aldeia Global, para ser real, depende 100% dos satélites | |
TELEVISÃO (1924) A primeira transmissão, para a comunidade científica, ocorreu em Londres e foi captada em um aparelho de 30 linhas de definição. Era possível ver apenas o contorno de imagens de pessoas. Na França, a primeira transmissão foi feita em 1935, da Torre Eiffel. Nos Estados Unidos, em 1939. No Brasil, em 1953. Hoje: a TV é o principal meio de entretenimento das pessoas. No futuro próximo, cada telespectador montará a própria programação | |
INTERNET (1969) Criada para fins militares, a comunicação em rede por computador passou a ser usada para pesquisa em universidades nos anos 80 e ganhou uso comercial na metade dos anos 90. No Brasil, o serviço foi implantado em 1995. Em 2000, o país adotou o sistema de banda larga. Hoje: há dez anos, a rede não existia. Não dá nem para imaginar como seria a vida sem ela | |
Fotos: reprodução http://epoca.globo.com/especiais/2004/tecnologia/abre.htm |
A evolução tecnológica facilitou a vida das pessoas como nem a ficção científica foi capaz de imaginar. E vai fazer ainda mais. (Milton Bellintani)
Reflexão sobre o texto Os Filhos da Era Digital
A mudança na metodologia de ensino é primordial em uma sociedade onde tudo é muito rápido e precoce demais. Segundo pesquisas, os alunos de hoje têm desenvoltura e raciocínio rápidos, e isso é bom para transmissão de conhecimento, mas é necessário lembrar que a transmissão de conhecimento não se restringe apenas a matéria, e sim o professor como exemplo em sala de aula, pois os alunos possuem carências diferentes uns dos outros e essas não são supridas exclusivamente pela tecnologia.
As TIC para os 'nativos digitais', que nasceram em meio a esses aparatos, são atrativas por si mesmas e no âmbito pedagógico já sai com pontos a seu favor, resta saber se os professores que 'são imigrantes digitais' estão tão atraídos quanto, para passar conhecimento de forma satisfatória para alunos e escola.
Essa geração cresce imersa na tecnologia. As TIC facilitam a vida, mas será que é tão proveitosa quando substitui as relações humanas?
Essa geração cresce imersa na tecnologia. As TIC facilitam a vida, mas será que é tão proveitosa quando substitui as relações humanas?
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Inclusão Digital - Um desafio à vista!
Inclusão digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação; é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.
A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet, ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
A idéia é que as Tecnologias da Informação vieram para ficar e, no futuro, quem não estiver "incluído digitalmente" viverá sob uma limitação social importante, perdendo inclusive direitos garantidos à cidadania.
Para os "nativos" a compreensão de mundo digital está bem longe daqueles que estão praticamente sendo obrigados a se inserirem neste contexto, pois esse desafio tem tesouros a serem descobertos, porém o processo também deveria ser prazeroso em sua totalidade. Em alguns casos está envolvido de medos e receios. Já que veio para facilitar a vida, porque então perder os direitos?
Aula: 22/08/2011 - Início dos Seminários
A temática de hoje provocou muitos debates, entre as questões levantadas sobre a incorporação das TIC na educação e o aluno em ambientes virtuais, estão "Se a educação é mercadoria, qual o valor que damos a ela?" e "A estrutura tecnológica (computadores, internet...) são hoje, o significado de melhor aprendizagem?"
Nossa colega Lívia falou sobre sua experiência, que é compartilhada pela June, dizem que a liberdade de 'matar' a curiosidade no laboratório de informática durante a educação infantil é melhor que a aula cheia de regras e limites. Já o Professor Fernando expôs a necessidade dos professores colocarem objetivos em suas aulas, pois estudantes precisam de um foco/objetivo para estudar. Ao final, foi exposto um vídeo: "De que serve a tecnologia se os métodos se mantém?", onde o aparato tecnológico chegou à escola no entanto a professora permaneceu com sua metodologia de ensino. E assim fica mais essa pergunta para reflexão.
TIC não é só um instrumento, mas uma nova cultura de aprendizagem.
Bem, agora estamos na expectativa dos próximos temas... Até lá!
Priscilla Marília
O seminário sobre TIC foi muito proveitoso, umas das equipes falou sobre a psicologia da educação virtual. E foram muitas questões ali discutidas. Foi exposto que apesar de ser muito significativo a TIC não pode ser vista como essencial na vida de cada pessoa ou da sociedade, outro ponto chave é que foi dito também que é importantíssimo que o professor esteja mais do que nunca bem preparado para induzir as crianças a usar esse aparato tecnológico em prol da aprendizagem . Portanto, cabe ao professor usar de seus conhecimentos e de seu preparo para chegar em seu objetivo concreto...
Por isso é importante pensar nos novos métodos pedagógicos para incluir as tecnologias nas escolas e por sua vez as TIC também deve buscar novos métodos pedagógicos. É uma interação entre sociedade,escola, aluno e professor...
Marcelina
Nossa colega Lívia falou sobre sua experiência, que é compartilhada pela June, dizem que a liberdade de 'matar' a curiosidade no laboratório de informática durante a educação infantil é melhor que a aula cheia de regras e limites. Já o Professor Fernando expôs a necessidade dos professores colocarem objetivos em suas aulas, pois estudantes precisam de um foco/objetivo para estudar. Ao final, foi exposto um vídeo: "De que serve a tecnologia se os métodos se mantém?", onde o aparato tecnológico chegou à escola no entanto a professora permaneceu com sua metodologia de ensino. E assim fica mais essa pergunta para reflexão.
TIC não é só um instrumento, mas uma nova cultura de aprendizagem.
Bem, agora estamos na expectativa dos próximos temas... Até lá!
Priscilla Marília
O seminário sobre TIC foi muito proveitoso, umas das equipes falou sobre a psicologia da educação virtual. E foram muitas questões ali discutidas. Foi exposto que apesar de ser muito significativo a TIC não pode ser vista como essencial na vida de cada pessoa ou da sociedade, outro ponto chave é que foi dito também que é importantíssimo que o professor esteja mais do que nunca bem preparado para induzir as crianças a usar esse aparato tecnológico em prol da aprendizagem . Portanto, cabe ao professor usar de seus conhecimentos e de seu preparo para chegar em seu objetivo concreto...
Por isso é importante pensar nos novos métodos pedagógicos para incluir as tecnologias nas escolas e por sua vez as TIC também deve buscar novos métodos pedagógicos. É uma interação entre sociedade,escola, aluno e professor...
Marcelina
domingo, 21 de agosto de 2011
Aula: 15/08/2011 - Mídias e tecnologia.
O professor Fernando instigou a turma com a pergunta: o que é aprender? Bem, parece que vamos levar esse questionamento para além da Universidade; durante toda nossa graduação e depois em sala de aula, dia após dia vamos aprender "o que é aprender".
O que vimos em sala é que para que a aprendizagem aconteça ela precisa ser significativa, pessoal, ter objetivos realísticos, ser acompanhada da feedback e construir um bom relacionamento interpessoal.
A visão atual da aprendizagem é o saber em CONSTRUÇÃO, o conhecimento sendo COMPARTILHADO, onde o aluno é PARTICIPANTE e o professor o MEDIADOR.
Também houve uma exposição sobre mídias (meios que levam a informação para gerar conhecimento) e tecnologia (ampliação da capacidade humana).
Estratégias Didáticas Utilizando Internet.
O texto de Luís Paulo Mercado faz referência a importância da internet como meio pedagógico, mas não só isso, como também a necessidade da didática e organização na exploração pedagógica.
Sendo assim expõe as atividades de aprendizagem com o princípio de socialização, solução de problemas e compartilhamento de dados, onde os alunos analisam dentro de um contexto e em sua totalidade.
Essas estratégias são desde aulas-pesquisa, pesquisa livre, bibliotecas virtuais, revistas eletrônicas até atividades com jogos online, que permite busca, seleção e análise de informação. Tendo o cuidado de ler a informação de forma resumida ou adaptá-la segundo as suas necessidades, evitando atitudes como copiar/colar sem ler antes e não tomar como referência um único autor ou site sem compará-lo de forma crítica com outros.
1ª Aula: TIC
Pessoas, quantas novas... e os debates em sala faz o cérebro ferver! Já na primeira aula o Professor Fernando fez a turma interagir com a criação de um blog.
Assinar:
Postagens (Atom)