Assim como não posso ser professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos. Esse é um momento apenas de minha atividade pedagógica. Tão importante quanto ele, o ensino dos conteúdos, é o meu testemunho ético ao ensiná-los. É a decência com que o faço. É a preparação científica revelada sem arrogância, pelo contrário, com humildade. É o respeito jamais negado ao educando, a seu saber de 'experiência feito' que busco superar com ele. Tão importante quanto o ensino dos conteúdos é a minha coerência na classe. A coerência entre o que digo, o que escrevo e o que faço. (...)"
Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia.
Gente, quando li essa parte do livro me identifiquei muito, quero ser professora porque acredito em mudanças e também sou uma sonhadora de pé no chão, sei que sou responsável pelas minha decisões e atitudes tomadas após ela, que toda ação tem uma reação, acredito também que o ser humano não pode ser imobilizado durante toda sua existência. Acredito que como no 'Mito da Caverna' um dia ele descobre o saber, descobre o mundo, e o que ele acreditava até então não passou de ilusão da verdade, verdade que se descobre dentro de cada um, na identidade de cada ser humano.
Também essa é uma pequena homenagem, aos professores que nos auxiliaram, indicaram o caminho do saber, e que certamente terão orgulho de ver em nós o fruto do seu trabalho. Professora Graça Loiola (com suas exigências nos ensina o amor ao saber), Professora Auxiliadora (incansável em suas orientações), Professora Roseane (nos mostrou a alegria de ser docente apesar dos pesares), Professora Adriana Sales (nos mostrou que acreditar na educação não é uma utopia), e em especial, nosso Professor Fernando Pimentel (Pequeno Gigante, acredita piamente na autonomia do alunado, vivemos isso!).
Vocês se mostraram professores éticos, dignos de serem imitados, ou melhor de serem exemplos. Não subestime a marca que vocês deixaram em nós, especialmente em mim. Deus os abençoe!
Priscilla Marília

Nenhum comentário:
Postar um comentário